terça-feira, 18 de novembro de 2014

DA FALA PARA A ESCRITA:
O APAGAMENTO DO RÓTICO
POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

                                         Geisa Borges da Costa (UFRB)
                                                     geicosta@ufrb.edu.br
 
1. Introdução
Um dos campos em que a  teoria da variação  linguística  se mostrou  bastante  fecunda,  tal  como  proposta por Weinreich, Labov e Herzog, em 1968,  foi o da  fonética. Nesta área de estudos, diversos trabalhos sociolinguísticos  têm contemplado o rótico como foco de análise, pelo fato de este oferecer várias possibilidades de variação e realização. Em posição pós-vocálica, são numerosas as pesquisas em diversas regiões do Brasil que demonstram seu total apagamento. Na  linha  da  sociolinguística  variacionista  laboviana  destacam-se  trabalhos  como  a  tese  de  doutorado  de  Dinah  Callou (1979), que marca o início dos estudos acerca deste fonema na fala urbana culta. Seguindo esta  trilha, vários outros  trabalhos enfocaram a realização deste fenômeno linguístico em diferentes estados brasileiros, buscando as correlações estruturais e sociais para descrever e explicar a realização ou a ausência de realização deste fonema em diversos dialetos do português do Brasil. As pesquisas de cunho sociolinguístico que trataram da realização variável do  /r/ demonstraram que em posição final de vocábulo, o zero fonético é uma das variantes mais produtivas para o rótico, acontecendo majoritariamente em  todas as  regiões pesquisadas e sem marca de classe social. Para os professores que lidam com o ensino de português no nível fundamental, há uma repercussão clara desses fenômenos na escrita. É muito  comum encontrar-se nos  textos dos alunos palavras em que a letra r em posição final não é grafada. Em vários casos,  muitos  professores  tratam desses  fatos  da  mesma  maneira como tratam, por exemplo, de desvios como o que se observa em “excessão”  por  “exceção”:  consideram  apenas  haver  um  desvio gráfico,  decorrente  das  irregularidades  do  sistema  alfabético  da língua portuguesa. Esta  pesquisa,  de  natureza  empírica  e  eminentemente  descritiva,  enquadra-se  nos  princípios  teóricos  da  sociolinguística quantitativa,  na  medida  em  que  pretende  investigar  os  aspectos linguísticos e extralinguísticos relacionados ao apagamento do rótico  em posição de  coda  final na escrita de  estudantes das  séries iniciais da cidade de Catu (BA). Estudos  realizados  sobre  a  língua  escrita  vêm  dando  uma contribuição  significativa  para  a  área  educacional,  aproximando cada  vez mais  a  teoria  linguística  da  prática  pedagógica. Assim, este trabalho persegue os seguintes objetivos: a) analisar os níveis de apagamento do rótico na escrita de estudantes das séries  iniciais;  b)  apontar  os  contextos  linguísticos  que  favorecem  o  apagamento; c) investigar as possíveis relações entre o apagamento e fatores sociais; d) identificar o grau de interferência da fala na escrita dos estudantes que participaram da pesquisa. Além disso, esse estudo poderá trazer uma contribuição significativa aos  segmentos escolares  iniciais e até mesmo à  formação de professores de língua materna, já que os achados de pesquisas  acadêmicas deste nível podem  ser  aplicados  ao  cotidiano daqueles que atuam na educação básica, possibilitando um conhecimento mais sistemático acerca de alguns fatos da língua. Portanto, a aproximação entre a pesquisa sociolinguística e o  trabalho pedagógico  torna-se  imprescindível para que o  ensino de  língua portuguesa  torne-se mais eficaz e menos prescritivo, na medida em que esses estudos, baseados na relação entre a linguagem e fatores socioculturais e estruturais, podem fornecer ao professor elementos importantes para entender e trabalhar com a variação linguística presente em sala de aula, tanto na fala espontânea dos alunos quanto na escrita dos mesmos. 

Disponível em: http://www.google.com.br/url?q=http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/cnlf/08/03.pdf&sa=U&ei=PpNrVLiRIcGigwSHy4GwBg&ved=0CCAQFjAC&sig2=dHwXdqg0PmZE-WItz3aw2Q&usg=AFQjCNFH_k93nzC8CcIfaBVjVE3uKgo0kg

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